SASAC e parceiros realizarão em Simão Dias mobilizações pelo fim da violência contra a mulher.

16/02/2011 12:52

 

15/02/2011

Em comemoração ao mês da mulher, a (SASAC) Sociedade de Apoio Sócio Ambientalista e Cultural, dentro do espaço da Coordenação do GT de Gênero da ASA, da Articulação de Mulheres do Sertão Ocidental e das secretarias SPS, SEAGRE, juntamente com as Coordenadorias de mulheres do Município de Simão Dias e do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na representatividade da primeira dama do Município Maria Aparecida Deda de Aquino e da senhora Sônia, com o apoio e parceria das Organizações Sociais que compõem a Marcha Mundial das Mulheres: MMM/SE, UNIT (Coordenação do Curso de Serviço Social/GEM, CUT, FETASE, MMTR, CF8, e ASA estarão em uma grande mobilização em prol da discussão sobre a violência à mulher e a aplicabilidade da Lei Maria da Penha 11.340/06.

O momento em questão será levado pelas parceiras para outras cidades vizinhas como Aracaju, Glória, Itabaiana, Estância e Própria, na mesma data no intuito de reivindicar o fim da violência, melhores condições de trabalho e saúde das mulheres, dentre outros.  

As mobilizações acontecerão em 3 (três)momentos. Sendo o primeiro no dia 11 de março com exibição de um documentário “Lei Maria de Penha” e posteriormente com debate sobre o tema. Contaremos com a presença da Euziane Rafael da Silva – Centro Feminista 8 de março, Drª  Jesana Batista Pereira – Universidade Tiradentes (UNIT),  onde as mesmas estarão conduzindo a discussão. O debate acontecerá as 14h00min no espaço Cayçara Clube em Simão Dias com a participação das mulheres do centro urbano e rural. No segundo momento, dia 15 de março acontecerá a mesa redonda com a participação das instituições: SASAC, CF8- Centro Feminista 8 de Março, MMTR – Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Coordenadoria Municipal de Mulheres, Coordenadoria de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Universidade Tiradentes, Promotoria Pública da Comarca de Simão Dias, Câmara de Vereadores, CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social e CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social e CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social onde trataremos sobre o tema: VI CURTA AS MULHERES-  MULHERES EM MOVIMENTO: “CONSTRUINDO IGUALDADE DE DIREITOS”. Já no terceiro momento, com o encerramento das atividades com a manifestação de sensibilização das mulheres e lançamento da IV Marcha das Margaridas no Ginásio de Esporte de Simão Dias.

É evidente que a SASAC vem contribuindo na ampliação dos debates sobre “EMPODERAMENTO DAS MULHERES” e levando elementos para reflexão das relações de gênero em nosso município, a partir da metodologia participativa, com a inclusão de outras vozes partindo das experiências e relatos das mulheres que contribui para discussão de novas temáticas. O respaldo se dá através da participação em massa das instituições engajadas na proposta e das parceiras atuantes na busca incessante de melhorias nas condições sociais dessas mulheres e de um espaço justo para explanação de seus direitos.

Joelma Alves Santos Tavares

Coordenadora Estadual GT de Gênero da ASA e Articulação de Mulheres do Sertão Ocidental/Diretora Executiva da SASAC.